A pele oleosa é ainda mais comum nos homens, por isso é preciso ter cuidados específicos, que irão ajudar a tratar o brilho excessivo e evitar os cravos, as espinhas e a foliculite.

Controle a oleosidade de forma eficaz a prática

A oleosidade excessiva da pele é um problema que também atinge os homens e os cuidados não podem ser deixados de lado. O nível de testosterona no rosto masculino é dez vezes maior do que no feminino e a produção sebácea é duas vezes maior, deixando a pele oleosa. Além do incômodo estético com o brilho excessivo, esse óleo em excesso fecha os poros, causando inflamação e resultando em cravos e espinhas. No homem, esse problema é ainda maior, pois os poros obstruídos impedem a saída normal dos pelos da barba, o que ocasiona o encravamento do pelo e pode dar origem a foliculite.

Além disso, a oleosidade também afeta a saúde dos cabelos e pode desencadear a dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, caracterizada pela descamação do couro cabeludo. Para controlar a pele oleosa no homem, é necessário manter uma rotina de cuidados e escolher produtos específicos que irão ajudar a dar uma aparência melhor ao rosto.

Como escolher seus produtos

A pele oleosa do homem precisa de produtos específicos para tratar as características que incomodam quem tem este tipo de cútis, como o brilho excessivo e o aparecimento de espinhas. Os melhores produtos para quem tem pele oleosa são aqueles com textura em gel, sérum, fluido e loção, veículos que não agravam a oleosidade da pele. Além disso, na hora de escolher os produtos para pele oleosa, procure especificações na embalagem como os termos efeito mate, toque seco, oil free (livre de óleos) e não comedogênico.

Cuidados básicos com a pele oleosa masculina

Cuidar da pele oleosa do homem é mais simples do que você imagina. Um ritual com passos básicos irá te ajudar a proporcionar mais saúde e beleza à pele. A rotina deve começar com uma boa higienização com um sabonete específico. Lembrando que lavar o rosto muitas vezes ao dia pode ocasionar o efeito rebote, por isso o recomendado é higienizar a pele oleosa no máximo duas vezes ao dia com água fria, já que a água quente resseca a pele e estimula a produção de sebo. Desta forma, você regula o trabalho das glândulas sebáceas e ajuda a eliminar o acúmulo de impurezas na pele.

Outra dica importante para cuidar da pele oleosa no homem é usar um esfoliante ao menos uma vez por semana. Esse hábito irá ajudar a remover sujeira, excesso de gordura e ainda evitar a formação de pelos encravado e da foliculite, conquistando uma pele mais uniforme, macia e saudável. Também é necessário tomar cuidado com a alimentação, que tem influência sobre a produção de sebo pela pele. O ideal é evitar alimentos gordurosos, carnes em excesso e embutidos.

Gostou dessa dicas espetacular? Compartilhe com seus amigos!