Essa semana está acontecendo a luxuosa semana de Alta-Costura em Paris. Pra quem não conhece ela sempre acontece nos meses de janeiro/fevereiro e junho/julho. Pra quem não sabe, não é toda marca que pode ser titulada de alta-costura não. Só quem tem esse título são 16 ateliês fixo reconhecidos pelo Fédération de la Haute Couture et de la Mode, tipo o sindicato da moda na França. Entre os membros estão Valentino, Giorgio Armani Privé, Chanel, Dior, Jean Paul Gautier e etc. Outra curiosidade interesse que você precisa saber é que todas coleções de alta-costura são feitas à mão nos ateliês das grifes. Confira abaixo flashs de algumas marcas.

 

Jean Paul Gaultier

Começando pelo novato, temos Glenn Martens (designer da Diesel), fazendo uma colaboração com Jean Paul Gaitier para criar a coleção de alta-costura de verão 2022. Ele reinterpretou com maestria os icônicos códigos da grife, como o glamour gótico, corsets apertados, a lingerie como roupa e androginia.

 

Dior

Seguindo, nós temos a Dior, que quer abolir as fronteiras entre a arte e o artesanato. Criada por Maria Grazia Chiuri, a coleção veio recheada de belos bordados, meias-calças e collants drapeados. Em resumo a leveza está presente dos ternos aos vestidos sociais.

Dior

 

Valentino

Segundo Pierpaolo Picciolim, para esse coleção ele se inspirou na anatomia dos corpos: “Eu queria que a inspiração fosse o corpo em si – a anatomia do corpo e de diferentes corpos”. O resultado disso foi a coleção com o casting mais diversificado da alta-costura de verão 2022, com pessoas de diferentes silhuetas, formatos de corpos, idades e etnias. Ele mostrou que é possível sim ser chic e apresentar alta-costura sem extravagância e ainda sim criar imagens e peças impactantes.