O sistema de classificação mais utilizado entre dermatologistas e esteticista para definir o tipo de pele é o de Fitzpatrick. Conforme essa classificação, a pele pode conter 06 fototipos que determinam a sensibilidade da pele para a exposição solar e que auxiliam na escolha adequada de cada tratamento. A tonalidade da pele pode ser influenciada por vários fatores, além de ser única e individual. Essas variações são decorrentes de genética, exposição solar e os cuidados com a pele. Para cada fototipo, existe uma necessidade de proteção que pode variar conforme a melanina encontrada na pele, elemento este que define se ao se expor ao sol a pele ficará vermelha (queimada) ou dourada (bronzeada).

Vamos entender um pouco mais sobre esse conceito:

Fototipo I: Pessoas que possuem a pele, olhos e cabelos claros, sendo estes loiros ou ruivos. Quem tem esse fototipo tem alta sensibilidade a exposição solar e queima facilmente, sem passar pelo processo de bronzear. Quem tem esta pele, deve fazer uso constante de protetores solares para evitar problemas na pele.

Fototipo II: Esse fototipo é semelhante ao I, onde a pessoa tem Pele olhos e cabelos claros, sendo os cabelos loiros ou castanhos claros. Também há uma sensibilidade a exposição solar e o cuidado ao usar o protetor solar com regularidade deve ser mantido.

Fototipo III: Pessoas com a pele clara, olhos e cabelos castanhos, com a capacidade moderada de bronzear, mas que ainda devem ter atenção, pois podem queimar com facilidade. Sempre que expostas ao sol, esse fototipo deve procurar usar roupas que protejam, de preferência com proteção UV.

Fototipo IV: A partir desse fototipo iniciam as pessoas com pele morena, olhos castanho claro e cabelos escuros, sendo estas com facilidade de alcançar o bronze, mas sem esquecer de se proteger, seja com filtro solar ou roupa UV.

Fototipo V: Pele escura, olhos castanhos escuros e cabelos escuros, marcam as pessoas que estão inclusas nesse fototipo. Raramente queimam ao estarem expostas ao sol. Conseguem alcançar o bronzeado com facilidade, mas ainda precisam tomar medidas de proteção solar.

Fototipo VI: No último fototipo, temos as pessoas de pele negra retinta, olhos e cabelos escuros.  Devido à alta quantidade de melanina na pele, têm menor predisposição a queimar na exposição ao sol, alcançando o bronzeado rapidamente.

Além da classificação acima, existe uma denominação comum no mercado de moda que é “pele quente” ou “pele fria”. Essa denominação ajuda na hora de escolher que tipo de maquiagem usar, ou que roupa/acessório te dão aquele glow up! O termo quente ou fria não tem nada haver com a temperatura corporal, mas sim com a intensidade da cor da pele, além disso a raça não é um fator determinante para esta denominação, não importando se a pessoa é negra ou branca, por exemplo. A nomenclatura quente ou fria, ajuda a determinar o que deixa o seu visual mais ou menos “apagado”.

Como saber se sua pele é quente ou fria?

Antes de sair trocando seus cosméticos é importante ter noção de colorimetria. Para isto, uma dica é testar sob a luz natural utilizando uma moeda de dourada e uma prata sob a sua pele e analisar com qual cor a pele combina mais. Caso fique mais harmonizado com a dourada a pele é quente, já se for com a prateada, é fria. Para saber Outra dica é observar as tonalidades de suas veias, se as veias do antebraço tiverem tonalidades de rosa e azul, provavelmente seu tom é frio, já se enxergar verde e amarelo, sua pele é quente.

Saber se a pele é quente ou fria ajuda a harmonizar a make e a esmaltação

Saber qual o seu tipo de pele é fundamental para deixar a produção ainda mais harmoniosa, pois quando for escolher a make e os esmaltes, essa avaliação ajuda a garantir um visual mais iluminado. Um exemplo disso é que se você investir na cor correta terá seu visual realçado, já a cor errada pode destacar imperfeições, olheiras, manchas, deixar a pele ‘sem vida’ e dar sensação de envelhecimento.

Aqui vai algumas dicas: Quem tem pele quente, deve investir em sombras, batons e esmalte em tons dourados ou alaranjados, observando se o produto tem como fundo tons amarelados. Para as pessoas de pele fria, podem usar produtos com tonalidades acinzentadas, como o azul, valorizando os cosméticos com o fundo rosado ou puxados para tons de cinza.

Fonte: Tudo Sobre Make e SBDRJ